Estratégia Organizacional

A Gestão Estratégica consiste no planejamento e implementação sistematizada de objetivos, processos, projetos e ações orientados para o propósito e visão de futuro da organização. Nela também estão as diretrizes que vão guiar a organização para que chegue de maneira mais fácil e segura aos resultados esperados e engloba todas as áreas da empresa.

Uma parte importante na estratégia organizacional é quando são descritos os diferenciais de uma empresa. Para definir uma estratégia organizacional é necessário considerar diversos fatores em uma organização. Primeiro, é importante fazer um levantamento dos pontos fortes e fracos, bem como das ameaças internas e externas.

A próxima etapa é criar modelos de ação que permitam a resolução dos diversos desafios que a empresa vai enfrentar. Dessa forma, os recursos disponíveis devem ser levantados e disponibilizados de maneira clara para a equipe.

De maneira geral, todo objetivo organizacional deve ser:

  • Realista: definir um objetivo que não pode ser alcançado, seja por exagero ou impossibilidade, não pode ser considerado um bom objetivo;
  • Mensurável: todo objetivo deve ter condições de ser medido e acompanhado;
  • Motivador: não basta ser realista e mensurável, é preciso motivar aqueles que trabalharão no objetivo e mostrar que o resultado é possível de ser atingido. Objetivos pouco desafiadores ou fora da realidade desmotivam e não engajam as pessoas e a liderança gerando inclusive falta de credibilidade.

A próxima etapa consiste em criar um plano de ação que permita a resolução dos diversos desafios que a empresa vai enfrentar. Nesta fase, apoiamos as empresas para que a implementação das ações estratégicas ocorra de forma estruturada, com o monitoramento das ações e projetos, identificação e tratamento de barreiras, mentoria às equipes de projetos e alinhamento constante com a alta gestão para o alcance dos resultados pretendidos.

Na B2HR Inteligência em Gestão de Pessoas analisamos em profundidade a realidade de cada cliente e utilizamos as técnicas e metodologias adequadas a cada situação.

Design Organizacional

  • Elaboração do diagnóstico, mapeamento e redesenho dos processos de negócio, desenho de estruturas organizacionais e dimensionamento de equipes.

Design Organizacional é o processo de desenhar, definir ou adaptar a estrutura organizacional. É um meio de renovação e melhoria contínua, que estimula a transformação das organizações.

O principal benefício da realização de um trabalho de Design Organizacional é o alinhamento do modelo de negócio aos objetivos da empresa, porque assim se consegue reavaliar os processos e implementar um modelo que facilite o alcance dos objetivos. Isso ocorre devido a uma mudança cultural, que traz agilidade para a tomada de decisão.

O Design Organizacional normalmente contempla elementos como:

  • O desenho do organograma;
  • Definição das atribuições das áreas e das alçadas de decisão;
  • Identificação dos processos e suas entregas e elaboração de políticas, dentre outros.

Podem também ser considerados outros aspectos como tecnologia, sistemas de gestão e fluxo de informações necessários aos negócios.

Para entender melhor o nosso processo de trabalho, agende um horário com um dos nossos consultores.

Transformação e Aceleração Organizacional

  • Transformação Digital e aceleração de projetos estratégicos, de forma coordenada, colaborativa, ágil e inovadora que geram resultados efetivos para as empresas.

Em alguns momentos as empresas precisam se reinventar para se manter competitivas no mercado ou alcançar o crescimento que tanto desejam. É nessas horas que a transformação organizacional se torna um elemento central para a manutenção do negócio.

Basicamente, a transformação organizacional é um conjunto de processos por meio dos quais as empresas transformam sua cultura, valores e processos internos, de forma a se tornarem mais coerentes com o que acreditam e com os objetivos estratégicos que possuem.

Esse conceito engloba gestão de projetos e processos, TI, gestão de pessoas, gestão da transformação, planejamento estratégico, cultura organizacional, entre outros. Tudo isso de forma a garantir que a empresa passe a atuar de maneira mais coerente com o mercado e com o que efetivamente acredita.

As principais etapas de um processo de Transformação Organizacional são:

  • Alinhamento estratégico com as lideranças e estabelecimento do senso de urgência que dará ao projeto o status de prioridade maior na organização;
  • Definição do propósito e da visão da transformação desejada;
  • Sensibilização, mobilização e engajamento das equipes, como agentes de transformação;
  • Detalhamento de ações e projetos para implementação das ações transformadoras;
  • Implementação ágil das ações e projetos do programa;
  • Amplo processo de comunicação dos objetivos e resultados do programa na organização ao longo de todo o trabalho.

Implementar um processo de Transformação Organizacional traz uma série de benefícios para a empresa. Um deles é que o negócio fica alinhado às necessidades e demandas, tanto do mercado quanto da sociedade. Dessa maneira, passa a se posicionar de forma positiva e vantajosa perante a sociedade.

Além disso, os colaboradores participam amplamente durante o processo. Com isso, as mudanças podem auxiliar na satisfação das necessidades dos profissionais, melhorando os níveis de engajamento, motivação e produtividade da equipe.

Quer conhecer mais sobre esse processo? Agende um horário com um dos nossos consultores.

Dimensionamento de Quadro de Pessoal

Ter um quadro de pessoal adequado é um dos fatores mais complexos na estruturação de uma empresa, pois ao mesmo tempo que um quadro subdimensionado leva a uma pressão exagerada no seu time e, consequentemente, desmotivação e aumento do turn over, um quadro com excesso de pessoas leva à baixa produtividade e à falta de otimização dos recursos financeiros.

Por entender que as pessoas são extremamente impactadas nestes contextos, a B2HR analisa a estratégia da sua empresa, o modelo negócio, a estruturação da cadeia de valor, o desenho dos processos e os resultados de cada área para propor um quadro de pessoal adequado às tecnologias disponíveis e às necessidades dos negócios da sua empresa.

Por que nós?

  • Metodologia que analisa desde a estratégia até a operação da empresa;
  • Entendimento sistêmico dos impactos das tecnologias e automações no desenho do quadro de pessoal;
  • Visão integrada – 5 eixos estruturantes: tecnologia, finanças, pessoas, processos e estratégia.
CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Entre em contato agora mesmo e obtenha a solução ideal para você e sua empresa.

FALE CONOSCO