A pergunta, num primeiro momento, pode parecer tola e óbvia. Mas, acredite, não é!!

Muitas pessoas não têm clareza sobre os reais objetivos e o escopo de um PCS.

Então, hoje, vou explicar os limites de um bom Plano de Cargos e Salários para que você possa extrair máximos benefícios dele.

Uma das práticas mais comuns, dentro de um Sistema de Gestão de Pessoas, é o Plano de Cargos e Salários, em que após atender as necessidades básicas do colaborador, a empresa busca potencializá-lo para alcançar prestígio, autoestima e a autorrealização.

De forma geral, podemos definir o Plano de Cargos e Salários como uma ferramenta que possibilita à empresa organizar os cargos de acordo com sua relevância para o negócio da corporação, a partir de uma avaliação profunda e, assim, oferecer salários de estejam alinhados às responsabilidades exigidas para cada cargo e também ao comparativo feito com o mercado.

É uma ferramenta fundamental para termos um bom mapa de remuneração. Podemos dizer que é a ferramenta estruturante para começarmos a montar a nossa inteligência de remuneração. Por isso, é fundamental sabermos exatamente o que um bom Plano de Cargos e Salários tem como objetivo e o que não faz parte do escopo dele. Muitas vezes percebemos algumas empresas querendo entregas de conteúdos que não fazem parte de um PCS e isso pode gerar diversos problemas para os projetos realizados, sendo o principal deles a falta de foco no que deve ser entregue.

Vamos então aos principais objetivos de um Plano de Cargos e Salários:

  • Descrever os cargos;
  • Montar uma estrutura de cargos coerente;
  • Realizar uma pesquisa salarial (isso pode ser retirado do projeto dependendo do cenário da empresa);
  • Estruturar a estratégia de remuneração;
  • Criar as regras e normas para as movimentações de carreira e salários.

Quais objetivos não fazem parte de um Plano de Cargos e Salários:

  • Fazer o Design Organizacional da empresa (juntar, separar, criar ou excluir áreas);
  • Dimensionar o quadro de pessoal da empresa;
  • Mapear processos;
  • Avaliar o desempenho dos colaboradores;
  • Estruturar uma trilha de carreira com todos os treinamentos que levem o colaborador de uma posição para outra na empresa.

Então, para você que é gestor ou profissional da área de gestão de pessoas, é fundamental entender o que você quer de um Plano de Cargos e Salários. Caso você queira alguma das entregas que não estão no escopo de um PCS, provavelmente você vai precisar contratar serviços adicionais e fique tranquilo, isso não é pouco comum pelo que vemos em nossa experiência aqui na B2HR.

Um forte abraço.

Eu sou Daniel Brayer, Diretor Executivo da B2HR Inteligência em Gestão de Pessoas.

Daniel Brayer

Author Daniel Brayer

More posts by Daniel Brayer

Leave a Reply

B2HR © 2020. Todos os direitos reservados.

B2HR © 2020. Todos os direitos reservados.
B2HR © 2020. Todos os direitos reservados.